quinta-feira, 7 de julho de 2011

FISL 12

Semana passada aconteceu na PUC (Porto Alegre) a 12ª edição do Fórum Internacional do Software Livre. Depois de 7 anos sem participar desse evento, fiquei bastante surpresa. Há sete anos atrás, aquele saguão imenso do centro de eventos da PUC estava praticamente vazio. Meia dúzia de estandes de empresas e organizações identificadas com o software livre. No último evento eu pude contar tranquilamente umas 20 empresas e organizações, entre elas, Oracle, Google, Globo.com, órgãos de TI federais, estaduais e municipais (Serpro, Procergs e Procempa) e uma infinidade de grupos de usuários.

Ir no FISL depois de todo esse tempo, agora conhecendo muito mais sobre tecnologia, ferramentas de TI e software livre foi definitivamente interessante. Como inicialmente eu teria que dividir o crachá com outro colega aqui da Procergs (o que no fim das contas nem precisou) eu acabei me programando pra ir só em dois dias (quinta o dia todo e sábado pela manhã).

Na quinta assisti duas palestras sobre desenvolvimento de aplicativos para Android e tenho que dizer que deu muita vontade de brincar de desenvolver pra mobile de novo... Pena que me falte ideias pra colocar em prática. De repente  eu poderia fazer algo que juntasse aplicativos para Android com ponto cruz e tricô... E pra isso eu vou precisar trocar de celular também... :-P #ficaadicadepresente

No sábado chegamos um pouquinho atrasados para a palestra de um indiano que trabalha na Oracle, sobre Java EE 7 e depois numa palestra muito legal, Beyond Java SE 7. Fora as outras legais que eu queria assistir mas não deu. Assisti também uma sobre desenvolvimento para web com Java e frameworks, uma sobre Html 5 e uma sobre a participação da mulher na TI (A maior concentração de público feminino por metro quadrado do evento!).

Aconteceram duas coisa engraçadas, que obviamente merecem ser retratadas aqui. A primeira aconteceu quando estava ficando no estande da Procergs no FISL, na quarta de manhã. Chegaram dois novos nerds pra conversar comigo e perguntar sobre a empresa. Eis o diálogo:
[Nerd] - Oi, que empresa é essa?
[Eu] - Oi! A Procergs é uma empresa pública , e que atende principalmente órgãos do Governo do estado...
[Nerd] - Do estado de Porto Alegre? ¬¬

[Uma linha de silência em homenagem ao nerd que não sabe o mínimo de geografia]

Outro negócio engraçado foi que quando a gente saiu da palestra do indiano, no sábado, sobre Java EE 7, um cara tomou o meu programa da minha mão, achou uma palestra e circulou e escreveu um nome. Quando eu olhei pra ele, ele tava me apontando o crachá pra me mostrar que ele era o palestrante. Quando ele viu que a gente falava inglês, começou a conversar.

Daí naquela conversa entre uma sala e outra ele apontou pra minha jaqueta (eu tava com uma jaqueta do Inter), pro símbolo e disse:
-Ohh ColoRRRRado!! I know this one because it's where I'm from! ColoRRRado!!
Pronto. Conversamos mais um pouco, falei que tínhamos a divisão grenal clássica em casa (não com essas palavras porque ele não ia entender, hehe) e ele aprendeu que o outro time, o "blue one" é o "GRRRemínio". Fomos pra palestra dele e ele nos deu camisetas sem que a gente precisasse fazer perguntas :-P

De forma geral foi um evento bem interessante. Algumas palestras um pouco iniciantes demais, outras muito boas, e palestras de áreas diversas envolvidas com a filisofia e ferramentas livres.

Estou bem empolgada pra ir no evento do ano que vem, e vou me planejar para ir todos os dias. Quem sabe até lá eu já tenho um celular com Android e alguma aplicação maluca desenvolvida por mim?

:-)