domingo, 11 de setembro de 2011

O Casamento de Muriel

Um dos meus filmes favoritos. Começou a ser favorito quando eu assisti pela primeira vez, aos 12 ou 13 anos acho. Não vou fazer resenhas, até porque pra mim o filme fala de várias coisas. Amizade, solidão, rejeição, aceitação, mudança. Veio numa época em que eu, adolescente, me sentia naturalmente diferente. Adolescente tem disso. E acho que eu era mesmo, comparando com o meio e os amigos com quem convivia. E foi através da Muriel que eu entendi que ser diferente não é um problema. E foi através da Muriel que eu aprendi a gostar de Abba.

Assisti novamente O Casamento de Muriel ontem. E me emocionei e chorei nas mesmas partes que lembro ter chorado há cerca de 15 anos atrás.

Muriel é basicamente uma anti-heroína. Feia, esquisita, sem emprego e com muitas falhas de personalidade. E é exatamente isso que faz dela alguém em quem se indentificar. Porque todo mundo já se sentiu um pouco Muriel na vida. Todo mundo já quis ser uma pessoa completamente diferente. Todo mundo já sentiu que queria encontrar o seu lugar, correndo sempre atrás de um sonho, um objetivo. E depois de realizar o "grande sonho", ela se descobre e passa a se aceitar.


Eu sou uma Muriel em vários aspectos. Já fui muito mais Muriel em outros. Mas assistir ao filme (e tenho certeza que isso vai acontecer em todas as vezes que assistir) me fez lembrar de como eu me sentia, quão Muriel eu era e quão Muriel ainda sou. Principalmente por gostar tanto de Abba e me sentir, em momentos tristes e felizes, uma "Dancing Queen".

Recomendo :-)