quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um post sobre trabalhos manuais

Eu adoro trabalhos manuais. Tricô, fuxico, bordado e principalmente dizer cheia de moral quando alguém elogia algo que estou usando:Gostou? Eu que fiz :-)

Mas de todos o que eu mais gosto de fazer é tricô. Quando eu era criança minha mãe tinha uma máquina de tricô e vestia a família inteira. Blusões, blusas, meias, calças e tudo o mais que ela conseguisse fazer. Acho que é por isso que hoje eu tenho uma certa resistência a comprar peças de lã. Ainda mais cachecóis. É tão fácil de fazer!

Então em homenagem a uma amiga aqui do trabalho, a Ana Carolina que vive perguntando porque eu não coloco essas coisinhas legais no meu blog, estou postanto fotos das peças que fiz e mais gostei (e por consequência, mais uso).

Esse foi o primeiro que eu fiz até o final, quando recomecei a fazer tricô. É com um ponto muito legal, que desmancha! Tricota-se cerca de 60 cm e depois arremata de um jeito diferente, vai desmanchando e fica esse baita cachecol. Fiz ele com 100gr de lã :-)

Esse cachecol amarelo eu fiz há uns 3, 4 anos acho. Eu não me lembro exatamente como fiz, só que fui fazendo umas laçadas loucas e cheguei a isso :-) Fiz a touca pra combinar também.

Daí ano passado eu inventei que queria aprender ponto cruz. Fiz um curso? Claro que não! Comprei umas revistinhas, umas toalinhas e fui pro YouTube procurar uns vídeos que ensinassem. Revistas de ponto cruz são tão fofas! E aí como estava pra casar com o Rodrigo, bordei nossas iniciais nessa toalhinha. Ficou bonitinho, não? Ainda mais quando feito com amor!
Devia ter bordado G &
G de Gatinho e Gatinha :-)
Depois, como ainda estava calor e as flores e fuxicos estavam na moda, quis aprender a fazer fuxicos! Claro que eu aprendi nas revistas e com a ajuda da internet (ainda vou fazer alguns agora que a primavera está aí e aprender a montar uns colares). Fiz alguns broches e tic-tacs. Um monte deles eu dei de presente antes de fotografar. Quando fui pra San Francisco, em maio, tinha umas indianas com que eu trabalhava que adoraram meus fuxicos. Dei o que tinha sobrando de presente pra uma delas e depois mandei alguns pra outra. Ela adorou :-)
Esse são os fuxicos que me sobraram, um monte deles eu acabei dando de presente. E de "brinde" ali está uma almofadinha para alfinetes que eu fiz também
E com o frio do meio do ano voltei ao tricô. Fiz um cachecol preto (eu não tinha um, dá pra acreditar?), um azul de lã mesclada e também um com uma lã de rendinha, branca, que ficou coisa mais querida.

As últimas criações são duas estolas de tricô. Fiz uma preta, para usar num casamento no mês passado. Essa eu realmente gostei! E o melhor, eu gastei R$24,00 com o material (dois novelos de lã) e uma semana para fazer, o ponto é muito fácil (só tricô, ida e volta).

 E depois fiz uma prata, que usei num casamento em Vacaria. Mesma receita, mesmos pontos. Ah, por favor, não reparem na blusa não-combinante por baixo das estolas... Acreditem com vestido de festa elas ficam lindas!

Ah, eu já fiz uns sapatinhos de bebê também! Mas foi pra dar de presente, e foi há um tempão, eu provavelmente não tenho foto em lugar nenhum pra postar.
Agora, como está muito quente, estou fazendo uns bordadinhos em ponto cruz (e também porque a querida da Ana Carolina me de um monte de revistas de ponto cruz, então fiquei mega inspirada).
 

Pensando bem, acho que eu sou realmente prendada :-P

4 comentários:

Ana Carol Patchwork disse...

Muito muito muito prendada!
Quero um gorrinho pra mim também, adorei!
Grande beijo!

Sanger disse...

Meus orgulho! :D

Unknown disse...

Boa noite Jamile. Estava procurando uma receita de estola e achei seu bloco. Será que vc pode me passar a receita da estola preta que vc fez? Meu email: jana.sousacunha@gmail.com. Obrigado

Unknown disse...

Boa noite Jamile. Estava procurando uma receita de estola e achei seu bloco. Será que vc pode me passar a receita da estola preta que vc fez? Meu email: jana.sousacunha@gmail.com. Obrigado