quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Serviço de Utilidade Pública - Banco do Brasil, Conta Pacote Digital: SUCESSO!

Finalmente, depois de cerca de 50 dias, ir cinco ou seis vezes ao banco e contar com a incompetência, má-vontade e arrogância de um funcionário da agência que escolhi, CONSEGUI ABRIR A MINHA CONTA DIGITAL.
Foi um processo árduo e cansativo, mas como quem ri por último ri melhor, eu não estou mais pagando manutenção de conta e nem para realizar TEDs e DOCs.

Bom, vou poupá-los de todos os dissabores que passei para abrir essa conta e vou direto para a parte das dicas! Seguindo esses macetes, a chance de você se incomodar com o banco é muito menor.

  1. Não tenha pressa. Abrir uma conta desse tipo exige muita paciência, afinal, quem mais tem interesse em poupar o seu dinheiro é você. Não tenha um prazo definido para ter tudo pronto, pois há grande chance de esse prazo não ser cumprido.
  2. Não acredite no formulário de solicitação de conta pela internet. Não funcionou para mim e chance de não funcionar para você é grande. Segundo um funcionário do Banco do Brasil: "É, às vezes não funciona mesmo, hehe...". Leia no site do banco os documentos necessários para abrir uma conta comum, coloque numa pastinha, encha-se, de novo, de paciência e vá até uma agência pessoalmente solicitar a abertura da conta.
  3. Fale mais de uma vez o pacote de serviços que você quer adquirir. Até o momento de abrir a minha conta, o nome desse pacote é "Pacote Conta Digital". Não confunda com "Conta Eletrônica", são coisas diferentes. Eu cheguei a ser chata nesse quesito. Tive que escrever à mão no formulário de abertura de conta que desejava uma conta com o "Pacote Conta Digital".
  4. Não acredite nos prazos que banco informa. Por um momento eu pensei que aqui era a Alemanha, e acreditei. E acreditem, não tem nada que me frustre mais do que uma palavra não cumprida. Se derem um prazo de X dias para assinar uma papelada, buscar seu cartão do banco, etc, ligue para a agência ANTES de ir ao banco. Aqui você vai precisar de paciência extra, pois nem sempre retornam as ligações. Isso nos leva ao item 5.
  5. Reclame. Na era digital ficou muito mais fácil. Ligue para a ouvidoria, xingue no twitter (descobri que a hashtag #bbfail é milagrosa). Às vezes a gente vai em agências ruins, mas os canais digitais são monitorados pela ouvidoria central do Banco do Brasil. Você informa a agência que está te atendendo mal, e eles vão pra cima da agência. Eu reclamei pela manhã no twitter e à tarde recebi uma ligação de um funcionário desesperado super-prestativo da agência, dizendo que eles estavam só esperando por mim para dar encaminhamento ao processo de abertura de conta. Quando cheguei lá, tinha uma "estrelinha" no meu contrato, e eu fui muito bem tratada.
  6. Sua conta está aberta. Hora de cadastrar todas as senhas possíveis e imagináveis. Verifique os canais de atendimento disponibilizados pelo banco e cadastre todas as senhas necessárias quando for retirar seu cartão. Que eu me lembre são:
    • Senha do cartão
    • Senha da internet
    • Senha do atendimento telefônico (essa eu não sabia que deveria cadastrar e só pode ser feita pessoalmente)
  7. Esgace os limites de transferência, pagamentos, agendamentos online. Esta é para ser uma conta para ser utilizada exclusivamente por meios eletrônicos, certo? Então aumente o máximo que puder os limites para esses meios. Quando eu abri a minha conta só era possível fazer isso presencialmente na agência. Para minha alegria, ontem eu recebi uma mensagem pela caixa postal do BB dizendo que os limites podem ser aumentados pela internet! Basta configurar os novos limites e ir num terminal de auto-atendimento para confirmar a operação.
Conta criada! Agora aproveite os benefícios de ser cliente do BB. Eu acho a HomeBanking deles muito boa de se utilizar. Fora que, para quem costuma viajar bastante, Banco do Brasil tem em tudo quanto é lugar (diferente do Banrisul, por exemplo, que passou de Santa Catarina, não se encontram agências).

Espero que aproveitem as dicas :-)

4 comentários:

Sanger disse...

Meus orgulho!

Dando um chega-para-lá na sede incontrolável por lucros dos bancos.
A isso dá-se o nome brigar por seus direitos. Eles têm que cumprir a lei e ponto final.
Chega de palhaçada nesse país.

Não são apenas 20 reais de manutenção de conta :P

Sério, muito orgulho!

Anônimo disse...

Parabéns, esclareceu bastante!

Anônimo disse...

Essa conta digital permite ter poupança tb? E qual o limite de saques mensais?

Jamile disse...

Ela permite poupança sim. E (que eu me lembre) não tem limite para operações, desde que elas sejam realizadas por meios que não envolvam interação com pessoas (saques em caixas eletrônicos, por exemplo).