quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

E viajamos com o nenê :-)

Agora que passou a correria do final de ano, vim aqui para dividir um pouquinho da experiência de viajar com o Bruno.

Como mãe de primeira viagem, eu estava bastante preocupada até a viagem acontecer, e procurei muito na internet informações básicas de viagens com bebês. O resultado é que eu não achei exatamente respostas para as minhas dúvidas... Então depois de ter vivido, decidi escrever o que parece óbvio (e é) a respeito da nossa viagem e desse primeiro passeio do nosso amorzão!

O destino
Pensamos no melhor destino para um bebê de 10 meses aproveitar e escolhemos ir para o nordeste! Como na nossa lua de mel conhecemos Porto de Galinhas, e não queríamos repetir o local, escolhemos ir para a Praia do Forte, na Bahia! Queríamos praias calmas, com água morna para banho... e posso dizer que acertamos na escolha!

O hotel
O segundo passo foi escolher um hotel com facilidades para quem tem crianças. O perfil de viajantes do Rodrigo e meu não é de quem gasta muito com hospedagem (procuramos sempre bom custo-benefício e pesquisamos bastante), então após pesquisar pacotes prontos com resorts como Iberostar e Tivoli, achamos que pelo tamanho do Bruno ele não aproveitaria a infraestrutura que esses hotéis ofereciam. Pesquisei no Facebook nos grupos de mães que faço parte e decidimos pelo Porto Zarpa.
Só para resumir as facilidades, o hotel disponibiliza:
  • Carrinho de bebê
  • Banheira e berço no quarto
  • Cadeiras de alimentação confortáveis, disponíveis no restaurante
  • Copa Baby (uma mini cozinha com fogão, utensílios para cozinhar, microondas, cadeira de alimentação, etc)
  • Frutas para o lanche do bebê (bastava pedir no restaurante)
  • Restaurante com menu infantil
  • Brinquedoteca
E várias outras coisas, mas essas foram as que a gente mais aproveitou :-)
Após ler várias resenhas, decidimos é pra lá que a gente vai!

No avião
Esse é um ponto meio agoniante, até a gente passar por ele. A nossa viagem da ida foi mais tranquila, pois como o vôo saía muito cedo, o Bruno dormiu quase todo a viagem. A gente levou alguns brinquedinhos, tablet com a Galinha Pintadinha (que nem chegamos a usar no avião) e íamos distraindo ele, brincando... Para comer, levei mamá e uma papinha Nestlé, que é só pedir para os comissários de bordo e eles esquentam. Fora isso, o Bruno ainda mama no peito, e isso facilita as coisas.
Quando o avião começava a descer, eu dava o peito ou o bico para ele sugar, para aliviar aquela pressão chata no ouvidinho. Ele deu umas choradinhas, mas nada de anormal.
Na volta sim, foi bem pior, mas não por ele, por causa da companhia aérea. Viajar de TAM está cada dia pior... Ficamos mais de uma hora em solo, esperando para decolar, com o ar-condicionado da aeronave DESLIGADO. Simplesmente todas as crianças que estavam a bordo não aguentaram: choraram, reclamaram...  Mas também, até os adultos não ficaram bem com essa espera.

E o que dar pro nenê comer?
Pois é. Esse é um ponto que mais me causava agonia... O Bruno faz cerca de 7 a 8 refeições por dia (mamá de manhã, lanche da manhã, almoço, mamá, lanche da tarde, janta, mamá e às vezes outro mamá antes de dormir). Ele ainda mama no peito. Mas... Como fazer com as comidinhas? Eu cozinho as papinhas do Bruno, em casa. Mas ficar cozinhando nas férias, mesmo sendo possível por ter essa Baby Copa no hotel, era meio inviável... Então o jeito foi aproveitar as facilidades do hotel e usar das facilidades das papinhas prontas da Nestlé. Eu fazia assim:
Dava mamá no peito pra ele de manhã; no café da manhã eu pegava um suco de laranja do buffet mesmo e dava junto com um mamão; para o almoço, a gente pedia a sopa do cardápio infantil do restaurante do hotel; depois mamá no peito, e no lanche da tarde geralmente eu pegava banana na cozinha do hotel. Para a janta, a gente dava uma dessas papinhas prontas da Nestlé, e depois mamá ou de peito ou na mamadeira. O Bruno também come aqueles mingaus de Mucilon, então esse era outro quebra-galho também. A rotina era mais ou menos essa, a não ser em dias que ele estava tão cansado que não tinha saco pra jantar, aí a gente dava um mamazão mesmo e ele dormia a noite toda com a gente.

E quanto à rotina?
Olha, não adianta mesmo, a rotina vai um pouco pro saco. É importante a gente desapegar um pouco e confiar no instinto da gente e do bebê. O Bruno dormiu várias vezes na beira da piscina. A gente pegava os colchonetes das espreguiçadeiras, forrava com uma toalha e depois de tomar banho de piscina, a gente secava e trocava ele, um mamazinho e caputz! Dormia uma soneca gostosa :-)
Nos primeiros dias quando ele estava muito cansado e não tinha  força/vontade de jantar, eu ficava bem agoniada (acho que é inerente a qualquer mãe achar que seu filho nunca comeu o bastante). Depois relaxei e vi que se o sono era maior que a fome, era melhor deixar ele descansar mesmo.

Na beira da praia

Com um bebê simplesmente não dá para passar o dia todo na beira da praia. Mas não quer dizer que não dê para aproveitar :-)
Banho de mar mesmo a gente acabou tomando uma só vez. O Bruno esteve dodóizinho, com febre, então acabamos por ficar uns dias sem ir à praia nem à piscina, para ele se recuperar. O banho de mar dele foi na Praia do Lord, que ficava a uns 10 minutos de bicitáxi do nosso hotel. Chegamos lá, ele brincou na águia até as mãozinhas ficarem murchas e quando saiu do mar não tem jeito: tem que secar e trocar a roupa (senão ele sente muito frio). Improvisamos um trocador na minha canga e em 5 minutos ele estava pronto :-)

E ele ficou dodói?
Sim, infelizmente o Bruno teve uma virose nos primeiros dias de férias na Bahia. E depois ficou todo empipocado (fomos apresentados ao tal Exantema Súbito). O bom é que não foi nada sério. Acabamos levando ele no posto de saúde (que funcionava inclusive no final de semana) e o atendimento foi muito rápido e muito bom.

E valeu?
Valeu DEMAIS! Passar um tempo em "imersão" só nós três, foi muito especial. Voltamos muito mais conectados como família. E ainda, de bônus, o Bruno APRENDEU a engatinhar nas férias! E a gente conseguiu presenciar isso.

Foi demais :-)

Nenhum comentário: